Case LB2
VERONA
LB2 gera economia de 500 mil reais e mais de 30 mil em redução de custos
O Verona surgiu em 1990, com uma pequena loja idealizada pelos seus principais fundadores, Antonio Facioli Sanches e seus filhos Wilson Vecchiate Sanches e Waldir Vecchiate Sanches. Hoje, com mais de 30 anos de história, o Verona tornou-se uma empresa sólida no ramo de supermercados, contando com várias lojas presentes e mais de 6 cidades do Paraná, além de um centro de distribuição.
A rede tinha intenção de ampliar o número de unidades e a operação era incapaz de suportar esse aumento, pois estava saturada. Quando a consultoria foi iniciada, os planos da empresa serão inexequíveis nas condições em que estava a operação.
O supermercado Verona encontrava obstáculos para a operação em três áreas: FLV (frutas, legumes e verduras), Crossdocking e Supplychain. A consultoria da LB2 tinha como objetivo mapear o projeto, redesenhar os processos estratégicos e operacionais do Centro de Distribuição, identificar as oportunidades operacionais e tecnológicas, além de traçar um plano de melhoria para o centro de distribuição do Verona.
Com o mapeamento de processos, a consultoria foi capaz de reestruturar processos que envolviam o setor comercial, a loja e a logística. Ainda, foi possível a adequação de padrões de movimentação, controle, separação e expedição do Cross Docking.
A consultoria também adequou os padrões de movimentação, controle, separação e expedição do setor de FLV, além de padronizar processos, definir controles de produtividade e redução de custos, bem como implantar indicadores de performance das operações logísticas. Mas como tudo isso foi feito? Quais foram os resultados obtidos com isso?
REESTRUTURAÇÃO DAS ROTAS
Um dos resultados mais impactantes da consultoria foi causado pela reestruturação das rotas do departamento de entregas do centro de distribuição. A diretoria do Verona estava decidida a adquirir um novo caminhão para suprir a demanda de entregas para a abertura de novas unidades.
No entanto, a partir dos estudos realizados pela consultoria, provamos com dados que não havia necessidade da aquisição de um novo caminhão. O obstáculo era, na verdade, a desorganização na estruturação das rotas, o que fazia crer que com a aquisição de um novo caminhão o problema seria resolvido.
Com isso, a atuação da consultoria gerou uma ECONOMIA DE R$ 500.000,00, investimento que seria feito em um novo caminhão antes da reestruturação das rotas.
CRIAÇÃO DE PLANILHAS E SIMULADORES
A criação de planilhas e simuladores impactou difernetes áreas do Verona. A partir dela foi possível realizar um cálculo de cubagem dos veículos para transferência de produtos e a criação de fichas técnicas. Além disso, com a realização da cronoanálise de rotinas e processos, foi possível determinar o quadro de funcionários.
A criação de planilhas e simuladores teve um impacto tanto na gestão estratégica quanto na gestão operacional. Os resultados obtidos nessa etapa geraram tanto em redução de custos quanto aumento de produtividade, resultando em um impacto financeiro de R$ 12.116, 26 por mês.
ADEQUAÇÕES DA PLANTA BAIXA E DO LAYOUT DO FLV
Com criação de plantas baixas para adequações do layout do FLV, foi possível uma melhor movimentação, maior controle, melhor comunicação e, consequentemente, maior produtividade por parte dos colaboradores.
Além disso, a readequação do layout do FLV permitiu a instalação de containers refrigerados. Com isso, houve o aumento da vida útil dos alimentos e um aumento de produtividade no setor.
O principal resultado financeiro disso foi o impacto operacional e de gestão no FLV, o que representou uma redução de custo de R$ 2.961,26 por mês.
Como vimos, o impacto da consultoria da LB2 no Verona atingiu diferentes áreas, produzindo vários resultados positivos tanto no aumento de produtividade quanto na reduação de custos. Abaixo elencamos os principais resultados da consultoria, bem como o tempo de retorno do investimento:
- TEMPO DE RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI): apenas 9 meses.
- REESTRUTURAÇÃO DAS ROTAS: economia de R$ 500.000,00 ao não adquirir um novo caminhão
- IMPACTO NA ÁREA DE TECNOLOGIA: economia de mais de R$ 6.000,00/mês
- CRIAÇÃO DE PLANILHAS E SIMULADORES: economia de mais de R$ 12.000,00/mês
- REDUÇÃO DE CUSTO: R$ 6.333,63/mês.
- AUMENTO DE PRODUTIVIDADE: R$ 7.831,11/mês.
ECONOMIA TOTAL: mais de R$ 30.000,00/mês
Estamos prontos para te atender
Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.