Servidor em nuvem ou local? O que você precisa saber para escolher
LB2
03/07/2018 | por LB2backup nuvem performance storage

Servidor em nuvem ou local? O que você precisa saber para escolher

Existem dois modelos de servidores que podem ser utilizados por sua empresa: o servidor em nuvem e o local (on-premise). Entender o funcionamento de cada um deles para definir qual melhor atende a demanda do seu negócio é imprescindível para o máximo aproveitamento do investimento.

Por isso, preparamos um pequeno guia com as características e diferenças entre eles para ajudar você a entender o que sua empresa precisa.  

Servidor local (on-premise)

O servidor local é um equipamento instalado em um ambiente físico, em geral dentro da própria empresa. Normalmente é responsável por rodar aplicações de missão crítica da empresa, como arquivos, sistemas de informação, bancos de dados entre outros. Assim como outros equipamentos, um servidor exige um ambiente dedicado a ele, com refrigeração e abrigo da luz do sol.  

Servidor em nuvem

 Os servidores em nuvem podem ser contratados basicamente em três modalidades: IaaS, PaaS e Colocation.  

 O IaaS (Infraestutura como Serviço) é o modelo onde o servidor é contratado na nuvem de forma dedicada, ou seja, os recursos contratadas são reservados e entregues de forma exclusiva para o cliente, permitindo uma maior flexibilidade e customização nos serviços que vão rodar no server. Esse cenário é classificado como nuvem pública.  

 No modelo PaaS (Plataforma como Serviço) é possível contratar modelos prontos, com configurações pré-estabelecidas. Esse modelo permite uma redução de custo considerável mas por outro lado traz pouca flexibilidade e possibilidades de customização. Esse cenário é classificado como nuvem pública.  

 Os serviços de Colocation são grandemente utilizados por aquelas empresas que não desejam investir em infraestrutura de data center local. Dessa forma, os clientes locam um espaço físico em data center de terceiros e instalam sua infraestrutura neles.

 As empresas que fornecem esse tipo de serviço normalmente garantem alto nível de disponibilidade em energia, refrigeração e acesso via links de internet. Esse cenário é classificado como nuvem privada.

Qual modelo escolher?

Você deve estar se perguntando o que cada um desses modelos de servidores representam na prática, afinal, de uma forma ou de outra ambos fornecem o que a empresa necessita para manter todos os sistemas em funcionamento. Listamos alguns pontos que podem te ajudar a entender melhor essas vantagens.  

Escalabilidade

 A possibilidade de ampliar a capacidade de funcionamento é a principal diferença entre o servidor próprio e a plataforma em nuvem. Enquanto em um servidor próprio, para expandir a capacidade é necessário investir em novos equipamentos, no servidor nuvem, basta solicitar o aumento da capacidade online, sem a necessidade de desprender grandes investimentos.  

Segurança

 A segurança é fator crucial na contratação do servidor. Tanto o servidor local, quanto o servidor em nuvem são considerados seguros, o que determina o grau de segurança de ambos é o fornecedor contratado.  

Custos

Um servidor local pode representar um custo mais elevado para o negócio, pois possui a necessidade de manutenção constante, fazendo com que uma equipe de TI seja mantida sempre próxima.

Por outro lado, no cloud server, os custos são fixos, dependendo apenas do consumo. A mensalidade apresenta um valor preestabelecido, e que pode representar uma redução de custos para a empresa.  

Se observado apenas o contraponto entre os itens comparativos, o modelo de cloud server se destaca em relação ao servidor tradicional. Porém, é preciso levar outros fatores em consideração, como a qualidade do serviço, por exemplo.

Um servidor em nuvem contratado a partir de um fornecedor que não oferece o suporte e assistência que a empresa necessita pode apresentar mais riscos e desvantagens do que benefícios. Por outro lado, um servidor local bem dimensionado, com garantia de manutenção ativa, é capaz de atender a empresa em todos os pontos destacados.  

A LB2 tem a solução que sua empresa precisa. Com a expertise de nossos consultores, encontramos a melhor solução para você, seja em cloud server ou servidor local, tudo pensado sob medida para as demandas do negócio.

Entre em contato com nossos consultores e saiba como podemos oferecer a melhor solução.

Acompanhe nossos conteúdos no Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/lb2-consultoria/.

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.