Colaboração

O IBM® Connections é uma solução líder de software social que ajuda sua organização a contatar as pessoas certas, acelerar a inovação e oferecer mais resultados. Uma plataforma rica em segurança integrada, que conecta todos os colaboradores da empresa em um único canal colaborativo e pertinente ao fluxo das atividades do negócio.

Com o IBM® Connections você trabalha de forma inteligente, não trabalhosa. Ele fornece mais do que uma comunicação de ponto-a-ponto, tece ativos e junta pessoas em um contexto significativo. Estabeleça comunidades, armazene arquivos, gerencie projetos, atribua ferramentas e tenha total controle sobre quem pode ver e editar tudo.

Veja abaixo as principais maneiras que você dispõe de utilizar a colaboração para organizar seu funcionário, dinamizar sua equipe e transformar seu tempo em produtividade.

1. ESTEJA SEMPRE PREPARADO

Receba todo dia pela manhã em seu primeiro acesso o boletim diário das novidades contendo tudo o que aconteceu na plataforma. Reveja as atualizações que foram feitas nas comunidades, wikis, atividades e outras aplicações. Então visite a página inicial para processar quaisquer novas notificações ou ações.

• Use a sua página guia com a lista de afazeres para que você nunca perca o controle de uma tarefa. Reúna itens de afazeres para todos os projetos em um só lugar, incluindo aqueles que você cria e atribui aos outros.

• Nunca pergunte: "onde está esse arquivo?" novamente. Encontre a versão mais recente de um documento rapidamente, independente se ele foi postado ontem ou há dois meses atrás. Faça upload de arquivos do seu computador para compartilhar com os outros.

• Longe de sua área de trabalho? Não perca nada. Atualize o status do correio, veja as atividades e notificações recentes, revise os itens de afazeres, ou acesse um arquivo com o Connectios Mobile.

 

2. ORGANIZE SUA EQUIPE

Reúna as pessoas. Crie uma comunidade para a sua organização embasada em projetos-chave e interesses comuns. Então, utilize as ferramentas da comunidade para compartilhar informações, colaborar, discutir, fazer um brainstorm, e fazer as coisas acontecerem.

• Mantenha sua inbox limpa. Organize-se usando as ferramentas da comunidade. Não envie mais arquivos por e-mail. Utilize as ferramentas da comunidade para postar arquivos que todos os usuários podem visualizar e atualizar. Poste marcadores para páginas web do interesse de todos.

• Dê a sua equipe algo para falar sobre. Fomente a comunicação com um fórum para levá-los a compartilhar ideias e expertise. Alguma notícia para transmitir? Tente um blog para compartilhar atualizações sobre um tema comum.

• Trabalhe em conjunto. Designe um wiki como um repositório de documentos do grupo. Os membros da comunidade podem contribuir, revisar e editar documentos em um canal central. Acompanhe seus afazeres em uma atividade comunitária.

• Faça-o completamente pessoal. Personalize sua comunidade, adicionando e removendo os widgets enquanto você encontra o conjunto de ferramentas adequado para fazer o trabalho. Há alguns contratempos iminentes? Adicione um calendário de eventos para manter todos dentro do seu prazo desejado.

 

3. CONECTE-SE COM AS PESSOAS

Você não precisa fazer isso sozinho. Localize e participe de uma comunidade que lhe interessa. O próximo passo é estender a mão aos membros da comunidade, compartilhar recursos, postar comentários e participar de discussões. Siga a comunidade e receba suas atualizações via e-mail.

• Precisa de ajuda? O Connections conta com perfis de busca direcionados para encontrar outros com a experiência que você precisa. Ajude os outros a encontrá-lo; atualize o seu perfil adicionando suas informações sobre o trabalho, os interesses e as etiquetas que indicam a sua área de especialização.

• Fale sobre os mais variados assuntos com os colegas. Use um fórum para discutir e debater soluções para problemas comuns, fazer perguntas, e aproveitar a experiência de outras pessoas na sua organização.

• Prepare-se melhor para encontros com novas pessoas, visualizando previamente seu perfil. Descubra em quais projetos eles estão envolvidos, onde trabalham, e para quem eles trabalham.

• Compartilhe o status do trabalho e seu progesso, com um toque todo pessoal. Use um blog pessoal de forma rápida e fácil para compartilhar suas notícias e pontos de vista, ou mantenha as pessoas em sua rede informados sobre o que você está fazendo, atualizando regularmente suas mensagens de status pessoal.

 

4. GERENCIE PROJETOS

Comece por se organizar. Crie uma atividade e adicione seções para cada parte específica do projeto. Acompanhe os links, insira outros links para arquivos e atribua itens relacionados.

• Saiba exatamente o que está acontecendo em seu projeto à todo o momento, através da visualização das atualizações recentes da plataforma.

• Atribua um item de tarefa a um colega, enquanto ele é imediatamente notificado. Você é notificado assim que ele concluir o item da tarefa. Como você quer ser notificado? Veja ações na página inicial ou configure as notificações de e-mail regulares.

• Sua equipe vai sempre saber por quais tarefas eles são responsáveis e quando elas são devidas. Veja todos os itens de tarefas delegadas a toda equipe, organizados por pessoas e tarefas que sejam propriedades.

• Desenvolva o melhor ambiente criativo já visto. Encoraje a equipe a compartilhar ideias em um blog de inovação, em seguida, peça a todos para votar em seus favoritos.

• Finalize sua apresentação em um instante. Não envie para a análise via e-mail e fique preso recebendo inúmeras cópias de revisão. Em vez disso, faça upload da apresentação no Connections e compartilhe com toda equipe. Todos podem comentar e postar atualizações com novas versões do arquivo original.

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