Como criar um plano de recuperaA�A?o de desastres em sua empresa

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Como criar um plano de recuperaA�A?o de desastres em sua empresa

NA?o importa se o seu negA?cio A� de pequeno, mA�dio ou grande porte ou se tem ou nA?o uma A?rea de TI prA?pria. A� bem provA?vel que sua empresa possua um ou mais softwares que precisam estar em pleno funcionamento para garantir a integridade das operaA�A�es.

 

Que seja um programa para controle do fluxo de caixa, faturamento de compras, controle de estoque, logA�stica…

 

Por mais simples que seja a infraestrutura de TI de uma empresa, A� bem provA?vel que ela tenha software, hardware e rede para suportar a geraA�A?o de negA?cios.

 

Mas o que acontece se essa infraestrutura for alvo de um ataque cibernA�tico? Ou de uma catA?strofe natural capaz de danificar os aparelhos? Ou ainda depender de provedores de nuvem que interrompam o serviA�o inesperadamente?

 

SituaA�A�es como essas, que parem de forma nA?o programada as operaA�A�es, sA?o classificadas como desastres e, em menor ou maior escala, vA?o trazer consequA?ncias para as empresas.

 

Para muitos empreendedores, os poucos minutos em que um sistema de faturamento fica fora do ar podem representar um rombo milionA?rio no balanA�o financeiro.

 

 

O que A� o plano de recuperaA�A?o de desastres?

Para minimizar e atA� impedir que uma ameaA�a cause grandes estragos e comprometa a continuidade das operaA�A�es, A� imprescindA�vel que as empresas elaborem um plano completo e estruturado de recuperaA�A?o de desastre.

 

O que isso significa: a�?que um conjunto de aA�A�es tanto preventivas quanto reativas devem ser desenhadas. Isso para garantir que, primeiro, os potenciais riscos sejam mitigados e, segundo, que, no eventual caso de uma ameaA�a se confirmar, todas as providA?ncias sejam tomadas para que o ambiente seja restaurado no menor tempo possA�vel. Tudo para preservar as operaA�A�es e o andamento dos negA?ciosa�?, explica o Diretor de OperaA�A�es da LB2, Victor Machado.

 

Ou seja, mais do que simplesmente prever o que deve ser feito desde o momento em que a ameaA�a for detectada atA� seu efetivo controle, o plano deve antever os potenciais riscos e impedir que eles se concretizem. a�?Um Plano de RecuperaA�A?o de Desastre bem elaborado A� aquele que nunca precisarA? ser utilizadoa�?, afirma Victor.

 
 

O que um plano de recuperaA�A?o de desastres deve prever?

Existe uma lista de fatores que devem ser contemplados para garantir que um Plano de RecuperaA�A?o de Desastres seja bem elaborado. O Diretor de OperaA�A�es da LB2, Victor Machado, detalha alguns deles.

 

 

Equipe elaborando plano

Equipe elaborando plano

 
 

1 a�� FormaA�A?o da equipe dedicada ao planejamento, elaboraA�A?o, teste, treinamento e a efetiva execuA�A?o do plano

a�?Esses profissionais terA?o que levantar documentaA�A?o, detalhar processos, ter um conhecimento aprofundado sobre a infraestrutura de TI prA?pria e de terceiros, reunir com outras A?reas do negA?cio. Enfim, esse time serA? o ponto focal desse trabalhoa�?.

 

2 a�� Identificar os riscos aos quais a empresa estA? sujeita e seus possA�veis impactosA�

a�?Existem diversos nA�veis de riscos e desastres. A� fundamental que cada empresa defina o seu. O que pode ser muito prejudicial para um negA?cio, pode nA?o ter reflexos diretos em outro.

Por isso, A� importante ter um plano de recuperaA�A?o de desastre prA?prio e A?nico. Um planejamento que considere as particularidades do negA?cio, sua infraestrutura, as vulnerabilidades, ameaA�as, pontos fortes e fracos entre outros fatores que precisarA?o ser levantados com cada uma das A?reas envolvidas.

Antes de mais nada, um plano de recuperaA�A?o de desastres requer um esforA�o grande de pesquisa para que seja compatA�vel com a realidade da empresa.a�?

 

3 a�� Quais os procedimentos devem ser seguidos para que o desastre seja declaradoA�

a�?Aqui entra em cena um check-list, um verdadeiro passo a passo do que deve ser feito desde o momento em que o desastre se configura atA� a efetiva normalizaA�A?o da situaA�A?o.

Quais os critA�rios para se declarar um desastre? Quem sA?o as pessoas que devem ser acionadas e seus respectivos contatos (atualizados e sempre A� vista)? Quais providA?ncias devem ser tomadas? Os objetivos finais do plano e atA� como lidar com a imprensa em cada caso.

Basicamente tudo que tem que ser feito em cada uma das situaA�A�es identificadas como desastres possA�veis deve estar detallhado. Inclusive definindo alternativas que devem ser acionadas, tempo de resposta e outras informaA�A�es que forem julgadas necessA?rias para retomada das atividades.a�?

 

4 a�� TesteA�

A�a�?Tudo que foi desenhado precisa ser validado. Testar mesmo, ver o que funciona e o que nA?o funciona e fazer adaptaA�A�es. Aprovado, o plano nA?o pode ir parar numa gaveta e ficar ali eternamente esperando o dia em que serA? desenterrado.

Ele precisa ser constantemente revisto. Infraestrutura de TI muda, pessoas mudam e processos tambA�m mudam. O plano tem que ser sempre atual e com informaA�A�es relevantes e corretas. Isso sA? A� possA�vel de acontecer se for retomado com uma certa frequA?ncia.

AlA�m disso, deve passar pela validaA�A?o das A?reas envolvidas para que esteja alinhado A�s expectativas.a�?

 

5 a�� Divulgue e treine

Pessoas de departamentos especA�ficos e com formaA�A�es especA�ficas precisam ter conhecimento sobre os detalhes do plano. TambA�m devem participar de treinamentos e dos prA?prios testes para entender o que deve ser feito na hora H.

 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre infraestrutura de TI.

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