Desduplicação de dados e redução de custos em um data center

LB2 > Data Center  > Desduplicação de dados e redução de custos em um data center

Desduplicação de dados e redução de custos em um data center

Energia e resfriamento, manutenção e suporte, espaço físico e ciclos contínuos de renovação de licenciamento e hardware. Essas são apenas algumas variáveis que compõem o Custo Total de Propriedade (CTP) de uma infraestrutura de data center.

 

Na ponta do lápis, esses e outros itens que entram na conta precisam ser previstos e bem dimensionados entre as empresas que mantêm e gerenciam o armazenamento de dados gerados pelo negócio.

 

Apesar de uma infraestrutura própria de data center representar um custo elevado, existem algumas alternativas que podem ser adotadas para reduzir os impactos financeiros. Entre elas estão:

 

  • Desduplicação de dados
  • Virtualização

 

Já detalhamos o que é virtualização de servidores e os reflexos que tem sobre o desempenho de um data center. Agora, vamos mostrar como a desduplicação de dados pode potencializar o espaço de armazenamento, aumentar a performance e até facilitar um possível processo de recuperação de desastre.

 

Virtualização

 

 

O que é duplicação de dados?

 

Vamos supor que você tenha 100 máquinas virtuais. Se cada uma delas estiver rodando um sistema operacional próprio, são nada menos que 100 sistemas operacionais semelhantes instalados e, possivelmente, armazenados.

 

Assim como essa, há outras operações de alta redundância, ou seja, que possuem vários dados coincidentes. Um exemplo é o backup realizado periodicamente. Boa parte do que está sendo armazenado já possui correspondente no destino. Resultado: o espaço no data center pode estar sendo ocupado por informações repetidas.

 

 

Como funciona a desduplicação de dados?

 

Todo segmento de dados que está dentro de uma matriz de armazenamento tem uma espécie de impressão digital, ou seja, uma identificação única. Toda vez que novos dados são levados para a matriz, faz-se uma análise dos segmentos para verificar se há correspondentes já armazenados.

 

Se o segmento for exclusivo, ele recebe sua impressão digital e toda a cópia do dado é armazenada. Mas, no caso de já haver um outro segmento semelhante (ou seja, que já tenha uma impressão digital definida), o que está entrando na matriz recebe apenas uma pequena referência que remeta ao já existente, impedindo que o que está copiado seja duplicado.

 

Portanto, ao invés de copiar todo o dado novamente, o sistema de desduplicação salva apenas uma referência que certamente ocupará um espaço menor que o dado original.

 

Com isso, 1TB de capacidade no disco rígido, por exemplo, pode gravar 10TB, 20TB, 30TB de dados pelo simples fato de não duplicar segmentos semelhantes. Essa proporção pode variar de acordo com uma série de fatores entre eles: tipo de dado, configurações de retenção, política de backup, entre outros.

 

As informações repetidas (representadas pelos quadrados de mesma cor) são desduplicadas, recebendo uma pequena referência e liberando espaço em disco para outros dados inéditos.

 

Benefícios

 

Potencializar o espaço em disco é uma das maiores vantagens da desduplicação. Além de reduzir os custos de armazenamento – já que o mesmo espaço pode armazenar dezenas de vezes o volume original – o uso eficiente do espaço em disco pode aumentar, inclusive, o período de retenção. Ou seja, além de reduzir os investimentos em hardware, a vida útil do disco é ampliada.

 

A eliminação de dados redundantes ainda agiliza o processo de recuperação de dados em caso de desastre. Portanto, uma estratégia de recuperação de desastre deve estar atrelada a uma política de desduplicação de dados.

 

Resumindo, as vantagens da desduplicação incluem:

 

  • Redução de investimentos em hardware
  • Aumento da vida útil do disco
  • Ampliação da taxa de armazenamento
  • Agilidade na recuperação de desastre
  • Maior eficiência da largura de banda
  • Custo reduzido de energia para resfriamento

 

Para saber mais sobre infraestrutura de armazenamento e data center, continue acompanhando o nosso blog.

LB2
Não há Comentários

Poste um Comentário

Comentário
Name
Email
Website