Computação em nuvem: qual a maturidade da sua empresa?

LB2 > Cloud  > Computação em nuvem: qual a maturidade da sua empresa?

Computação em nuvem: qual a maturidade da sua empresa?

Escalabilidade, flexibilidade, eficiência, economia e agilidade. As vantagens da computação em nuvem já são amplamente conhecidas, mas a adoção, por outro lado, ainda enfrenta algumas barreiras. A maior delas, como mostramos neste post, é a segurança, em especial de informações confidenciais e sensíveis.

 

“À medida em que as empresas adquirem conhecimentos mais aprofundados sobre as ferramentas avançadas de segurança, como criptografia e tokenização, descobrem na nuvem um ambiente confiável e passam a adotar os recursos que trazem inúmeras vantagens para o negócio”, reconhece o diretor da LB2, Luister Bonzanini.

 

Na pesquisa “Don’t get left behind: The business benefits of achieving greater cloud adoption“, a Cisco revela que quanto mais avançada na adoção de computação em nuvem a empresa está, maiores são os ganhos para o negócio em termos de crescimento da receita, redução de custos de TI, tempo de provisionamento, entre outras frentes.

 

Computação em nuvem

 

QUÃO MADURA SUA EMPRESA ESTÁ EM CLOUD COMPUTING?

 

Ao longo da pesquisa, a Cisco definiu cinco estágios de maturidade na adoção de computação em nuvem: temporária, oportunista, repetível, gerenciada e otimizada. Descubra em qual deles a sua empresa está:

 

Temporária

– Iniciando o processo de ampliação dos conhecimentos sobre as opções de tecnologias em nuvem disponíveis;

– Migrando para a nuvem motivado por uma necessidade imediata.

 

Oportunista 

– Experimentando o acesso aos recursos de TI através da nuvem, com melhorias a curto prazo;

– Considerando a computação em nuvem para novas soluções ou ambientes isolados de computação.

 

Repetível

– Permitindo um acesso mais ágil a recursos de TI por meio da padronização e implementação de melhores práticas;

– Amparando-se em ofertas self-service para acessar serviços em nuvem.

 

Gerenciada

– Implementando uma abordagem ampla e coerente das melhores práticas para a computação em nuvem;

– Orquestrando a entrega de serviços através de um conjunto integrado de recursos.

 

Otimizada

– Entregando serviços e produtos inovadores de TI de provedores internos e externos;

– Impulsiona a inovação empresarial através do acesso transparente a capacidade de TI, com base no valor para o negócio e medidas de custo também transparentes.

 

 

EVOLUA E COLHA OS RESULTADOS

 

“Por menor que seja o avanço entre os estágios, o retorno é imediato. Isso é justificado, principalmente, pela liberdade que a empresa ganha na alocação de seus recursos tanto financeiros quanto humanos em atividades-fim, deixando a cargo da empresa provedora do serviço em nuvem fatores como disponibilidade, atualização, segurança…”, explica Luister.

 

No quadro abaixo, retirado do levantamento da Cisco com quase 20 mil executivos, é possível verificar os ganhos conquistados à medida em que se evolui na adoção de serviços e produtos em nuvem.

 

 

Não deixe que sua empresa fique para trás. Se quer saber como avançar na adoção da computação em nuvem, entre em contato que a LB2. Nosso time de especialistas poderá ajudá-lo.

 

LB2
Não há Comentários

Poste um Comentário

Comentário
Name
Email
Website